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3 passos para ter mais resiliência no trabalho e vencer desafios

Quantas vezes já ouviu que precisa ter resiliência no trabalho? Com certeza, alguém já pronunciou essa frase ou para você, ou perto de você nos últimos tempos. A definição de ser resiliente tem impulsionado muitas pessoas para alcançarem o equilíbrio e superar as adversidades nas rotinas empresariais. O mercado muda o tempo todo e ter resiliência no trabalho nos permite acompanhar as inovações e a construir a capacidade para reagir constantemente às novas situações que surgem inesperadamente, todo o tempo.

Um trabalhador resiliente é capaz de superar todas as dificuldades e encara de maneira muito animadora toda competição e pressão que o mercado oferece, tanto em momentos de resultados negativos ou positivos. A definição original de resiliência, na ciência, trata justamente de materiais que são capazes de acumular energia quando são submetidos à pressão. Ao absorverem o impacto, acabam voltando ao seu estado inicial sem sofrer nenhum tipo de dano ou deformação.


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Quando trazemos a definição do termo aplicado em humanos, a resiliência significa a habilidade de se adaptar e superar adversidades, situações estressantes. Isso de forma saudável, construtora, sem ser afetado por elas de modo negativo ou permanente.


Pessoas que funcionam bem diante do estresse físico e psicológico possuem três crenças que os indivíduos menos resilientes não possuem:

  • Comprometimento: pessoas resilientes acreditam que o que elas fazem é importante e que vale a pena se empenhar.

  • Controle: acreditam que são capazes de influenciar o resultado dos acontecimentos.

  • Desafio: as pessoas com essas qualidades são mais inclinadas a enxergar as exigências de um evento potencialmente estressante como oportunidades e não como ameaças.

Sabendo a definição de resiliência fica mais fácil entender o que alguém quer dizer quando pede que um colaborador seja resiliente durante a sua jornada no trabalho. Na ciência, os materiais são submetidos à pressão, assim como os trabalhadores também são. E o grande desafio é passar pela prova sem que nada tenha o poder de desmotivar ou tirar o trabalhador de foco.

O grande objetivo é tentar tirar dos desafios mais complicados, o aprendizado e a força para não sermos afetados. Manter a produção elevada, apesar das dificuldades, é um grande embate de muitos profissionais. Por isso, no texto de hoje, separamos algumas estratégias e passos para ter mais resiliência no trabalho. Continue lendo e aprenda como manter a produtividade lá em cima.


1 - Exerça o autoconhecimento


Antes de tudo, para alcançar realmente um alto nível de resiliência no trabalho, você precisa praticar o autoconhecimento. Você deve conseguir identificar as suas principais qualidades e pontos em que precisa melhorar. Dessa maneira, será possível identificar como proceder para que algo seja diferente no seu dia a dia profissional. Durante esse processo de autoconhecimento, descubra também quais são as coisas que mais te dão prazer e fiquei atento às suas necessidades. Cuide de sua mente, de seu corpo e de sua saúde. Trabalhando o autoconhecimento, você terá a chance de se tornar um funcionário que pratica a resiliência no trabalho, ficando ainda mais preparado para tomar decisões mais assertivas durante a sua jornada.


2 - Aprenda a entender e lidar com o seu lado emocional


A resiliência no trabalho está diretamente relacionada com a sua inteligência emocional. É importante entender que a saúde das suas emoções é essencial em qualquer ambiente, principalmente quando falamos de um cenário empreendedor. Um profissional que pratica a resiliência no trabalho sabe tomar atitudes acertadas e expressa suas emoções e sentimentos de maneira equilibrada e lúcida.


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Uma boa dica para manter a resiliência no trabalho e ter uma equipe com alta produtividade é apostar em contratações de pessoas com diferentes perfis. Mas sabemos que toda essa pluralidade traz junto um enorme desafio, que é o de estabelecer relacionamentos saudáveis entre todos os funcionários e equipes. A resiliência no trabalho é um importante passo para construir relações saudáveis e construtivas com toda equipe. Não se trata de esconder o que pensamos ou sentimos, mas sim, saber dosar quando algo irá contribuir ou não para o crescimento do todo.


As pessoas resilientes têm uma maior capacidade de gerenciar o stress e as incerteza, tão comuns no local de trabalho. Embora nem sempre seja tão fácil, a ideia é não deixar que os sentimentos negativos nos alterem excessivamente e que o estresse não dure muito tempo ou alcance picos muito altos.

3 - Seja mais otimista


Ser otimista, ao contrário do que muitos pensam, não é ser alguém iludido que acredita que as coisas vão se resolver apenas com o poder do pensamento. Esse é um pensamento completamente equivocado de uma das características mais importantes de quem busca por resiliência no trabalho.


Ser otimista é se manter positivo e aberto diante de todos os cenários e não ser paralisado com a ideia de que tudo está perdido apenas porque algo não saiu como o planejado. Com uma atitude esperançosa, o otimista e, consequentemente, profissional resiliente, é o último a desistir de alcançar os objetivos, pois mantém a postura e mentalidade confiantes o suficiente para seguir dando o melhor de si.


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Agora que você já sabe os três principais passos para exercer a resiliência no trabalho, observe esta lista que desenvolvemos com algumas pequenas dicas que podem te ajudar a superar a rotina estressante do dia a dia de trabalho:

  • Procure entender o tamanho do problema

  • Saiba separar a pessoa que é das coisas que faz

  • Procure sempre desenvolver bons relacionamentos no ambiente de trabalho

  • Procure sempre por soluções

  • Saiba lidar com suas emoções e com os sentimentos dos outros

  • Seja sempre criativo e inovador

  • Saiba valorizar suas qualidades e competências

  • Procure resolver algo antes que estoure o problema

  • Não seja alimentador de problemas, mas sim de soluções

  • Tente, sempre que possível, participar dos melhores momentos da empresa

Gostou das dicas que eu passei? Elas podem ser o início do seu caminho para chegar à resiliência no trabalho e vencer todos os desafios que estão por vir. Sabemos que, mais do que nunca, esse é o momento para usarmos todos os alicerces disponíveis para juntos superarmos mais este desafio.


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