7 dicas de como aumentar a produtividade da empresa

É muito importante você entender como aumentar a produtividade da empresa, especialmente se deseja se sobressair no mercado e ganhar a preferência dos clientes que estão espalhados por aí. Segundo pesquisa da Workfront, uma empresa de softwares dos EUA, apenas 39% do expediente de trabalho é realmente produtivo. Mas, e todo o restante?

Para otimizar a produtividade, é necessário gerenciar bem os diversos recursos internos, como os processos, as tecnologias e, especialmente, o famoso capital humano. Colaboradores motivados, alinhados e comprometidos fazem toda a diferença no final de cada mês. Pensando nisso, criamos um guia incrível para você entender como aumentar a produtividade da empresa. Continue lendo este texto e descubra 5 dicas mais eficazes para aumentar a produtividade da empresa. Continue conosco:

1 – Construa uma equipe e não um grupo de trabalhadores.

Há uma enorme diferença entre grupo e equipe, e você precisa conhecê-la. Um grupo é apenas um coletivo humano, sem qualquer tipo de sinergia entre seus integrantes. Com a equipe é diferente, todos possuem propósito, comprometimento e habilidades complementares.

Para construir uma equipe, é preciso definir objetivos claros para todos, construir uma forte percepção de coletivo e recompensar pelas conquistas alcançadas. Verdadeiras equipes são mais produtivas e comprometidas com os resultados desejados pela empresa e, por isso, são a principal chave de como aumentar a produtividade da empresa.

2 – Organize e defina os processos diários de maneira prioritária

Um dos pilares para a produtividade da empresa é ter processos diários bem definidos, que facilitem a transformação de insumos em produtos e conquistas reais. Por essa razão, é necessário rever os principais processos, avaliando se atendem ao grau de resultados que se deseja. Avalie as entradas e saídas de cada processo, identificando se são proporcionais. Depois, crie um fluxograma do passo a passo ideal, compartilhe com o time e cobre por melhores resultados no futuro.

3 – Evite ruídos e facilite a comunicação interna.

A comunicação dentro da empresa tem um grande papel, pois impede que uma série de erros e problemas operacionais existam. Entretanto, na maioria das empresas, a atividade de comunicação ainda é precária e deixa espaço para conversas paralelas e indevidas. O planejamento de uma boa comunicação envolve a definição dos canais que levarão a mensagem do emissor ao receptor.

Entre os principais, é possível destacar: o mural de recados, aplicativo mobile, sistema ERP, intranet e celular corporativo. Lembre-se: vale a pena investir em um bom sistema de comunicação caso você esteja realmente interessado em aumentar a produtividade da empresa.

4- Estabeleça metas e desafios para serem cumpridos em equipe

As metas indicam o caminho a ser percorrido por todos dentro da empresa, como um grande direcionamento corporativo. Quando bem definidas, canalizam toda a força de trabalho e alinham os profissionais. Desse modo, é possível desafiar e vencer todos os obstáculos que aparecerem no caminho.

Boas metas precisam ser quantitativas, ou melhor, baseadas em números reais, desta maneira fica mais fácil mensurar as conquistas. Também devem ser específicas, relevantes e desafiadoras. Você tem estabelecido metas e desafios que possibilitem o aumento de produtividade da empresa? Pense nisso!

Leia também: Crachás de Identificação. A importância e as vantagens do uso.

5- Treine bem a sua equipe!

Equipes bem treinadas e capacitadas são fundamentais para aumentar a produtividade da empresa. Isso porque o treinamento ajuda a alinhar o comportamento e as habilidades dos funcionários com os objetivos da organização da sua empresa. Treinar as equipes deve ser visto sempre como um investimento e não como uma despesa. O treinamento torna o funcionário mais apto para desempenhar as suas tarefas diárias com qualidade, aumentando, portanto, a produtividade da empresa.

6- Tenha um espaço de trabalho limpo e organizado

Organização e limpeza, apesar de serem ações simples do dia a dia, podem influenciar diretamente na produtividade da empresa. De nada adianta ter tamanho e infraestrutura sem a devida organização. Isso não se refere apenas ao espaço, mas também aos maquinários, documentos e até mesmo à localização das pessoas e dos setores.

Por exemplo: imagine que uma empresa receba diariamente uma série de matérias-primas para a produção, enquanto o estoque para armazenamento fica em um lugar distante. A falta de interação entre os dois setores vai demandar um tempo maior de deslocamento do funcionário e mais trabalho para a estocagem. Consequentemente, isso gera menor produtividade.

O mesmo vale para documentos, mesa de trabalho, agendas e demais ambientes, utensílios e práticas de rotina. A desordem pode causar muitos atrasos e comprometer a resolução de problemas simples, como encontrar um número de telefone ou uma caneta. Além disso, ambientes desorganizados podem levar ao esgotamento físico e mental. Isso porque a rotina diária de procurar tarefas e perder tempo listando o que é prioritário pode surtir um efeito desmotivador e, consequentemente, improdutivo.

Leia também: Armazenamento de dados de Câmeras em Nuvem

7- Faça uso de bons sistemas para realizar a gestão da sua empresa

Um bom sistema de gestão faz toda a diferença. Com ele, é mais fácil controlar os processos diários, avaliar os níveis de estoque, fechar vendas importantes e cuidar das finanças. Tudo isso dá mais celeridade, segurança e competitividade à empresa.

A escolha do melhor sistema pode variar de acordo com algumas questões internas, como o tamanho da empresa e o orçamento disponível. Independentemente disso, busque uma empresa reconhecida e com resultados comprovados.

Leia também: Saúde preventiva nas empresas: qual a sua importância para gerar produtividade

Com essas dicas sobre como aumentar a produtividade da empresa você conseguirá alcançar grandes resultados. Ao final destas aplicações, você terá equipes ainda mais alinhadas, clientes muito satisfeitos e um grande salto em relação a produtividade da empresa.

Em nosso blog, você encontra diversas dicas sobre assuntos relacionados a tecnologia e segurança da sua instituição, fique de olho e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *