• idealineweb

8 benefícios de usar um aplicativo para gestão do condomínio

É praticamente impossível não perceber como a tecnologia tem avançado de forma surpreendente, principalmente nos últimos anos. Antigamente, pensar em um aplicativo para gestão do condomínio era um sonho muito distante de ser realizado. Já nos dias de hoje, os apps fazem parte do nosso modo de vida e da gestão de muitos negócios e instituições.


Certo é que a transformação digital modificou completamente nossas relações profissionais e pessoais e, para entender como a tecnologia proporciona inúmeros benefícios a qualquer tipo de negócio, basta ver a economia de papel, a melhoria na comunicação e na segurança das informações, bem como a agilidade com que ela executa as tarefas.


No condomínio, ao aproveitar os avanços tecnológicos, os gestores conseguem tornar os processos mais eficientes e rápidos. O aplicativo para gestão do condomínio é uma ferramenta que auxilia o trabalho do síndico ou da administradora, otimizando as tarefas que devem ser realizadas no dia a dia ou esporadicamente. Em suma, ele evita bastante dor de cabeça para todos.


A importância da inovação e dos aplicativos para gestão de condomínios



Os processos executados por pessoas tendem, naturalmente, a serem falhos. Afinal, ainda que bons profissionais, todos somos passíveis de erros. Já as soluções tecnológicas e os aplicativos para gestão de condomínio apresentam possibilidade de erros e falhas muito menores. Isso porque estão apoiadas em padrões lógicos e automatizados da computação.


Além do aprimoramento da segurança, a implementação dessas soluções tecnológicas é importante para a otimização e inovação da gestão dos condomínios residenciais. Nesse processo, há uma considerável redução do quadro de colaboradores permanentes, o que diminui drasticamente os custos de manutenção. Mas não é apenas a redução dos encargos trabalhistas que devem ser observados.


A incorporação de sistemas modernos, como o “Morador Online” da IDEALINE, dá mais controle para os síndicos e moradores e otimizam os próprios processos internos dos condomínios residenciais, como realização de assembleias online, reservas de espaços e livros de ocorrências. Mas, essa inovação na gestão de condomínios não beneficia apenas a comodidade e a otimização dos gastos. Outro ponto cada vez mais importante é a possibilidade de oferecer mais serviços aos condôminos, sem encarecer as taxas de condomínio para todos.


Veja a seguir a importância de um aplicativo de gestão para condomínios e como ele oferece diversos benefícios aos administradores, moradores e funcionários. Continue lendo:


1 - Centralização de dados

Com o aplicativo para gestão do condomínio, existem diversas funcionalidades que guardam as informações de todas as áreas de gestão. Isso permite que o síndico faça um bom controle administrativo e financeiro do condomínio. Esse é um dos benefícios mais relevantes de um aplicativo para gestão do condomínio. O síndico tem uma visão completa do que acontece e a consequência é uma gestão otimizada, organizada e eficiente.


Leia também: Veja como cuidar da saúde mental no trabalho e entenda sua importância


2 - Transparência na hora de prestar contas

Um dos pontos de maior atenção de um síndico quanto à gestão é a transparência. Gestores que não prezam por deixar tudo às claras são questionados com facilidade e podem ser destituídos. Muitos acreditam que o síndico tem somente a obrigação de prestar contas anualmente aos condôminos. Mas uma gestão transparente envolve muito mais.


Por isso, o uso de um aplicativo para gestão do condomínio pode facilitar a vida do gestor. É também por meio da ferramenta que os moradores podem ser notificados sobre alguma intervenção, como obras ou manutenção de elevador. Além disso, o aplicativo para gestão do condomínio pode tornar a participação dos condôminos mais fácil e aberta, por meio de fóruns de discussão, enquetes e outras funcionalidades. Aumentar a transparência da gestão é fundamental para que o síndico seja bem avaliado pelos condôminos, e isso pode acontecer por meio dessa ferramenta.


3 - Organização das reservas de áreas comuns

Apesar de isso ser uma atividade simples e rotineira do condomínio, alugar espaços e áreas comuns são problemas recorrentes. Para evitá-los, o melhor a se fazer é contar com o aplicativo para gestão do condomínio. Por meio dele, o morador não precisa sair de casa e ir até a portaria para reservar uma área comum. A ferramenta permite a reserva online, assim como pode notificar o cancelamento de uma reserva.


Se um morador cancelou sua reserva na churrasqueira 4 dias antes do evento, outro que desejasse fazer uma festa na mesma data pode ser notificado da liberação do dia. Além de ser muito mais prático, o aplicativo para gestão do condomínio ainda realiza as reservas dentro das regras do regimento interno.


4 - Economia de tempo e de recursos

O exemplo do condômino que não precisa sair de casa para reservar uma área comum é perfeito para demonstrar como o aplicativo para gestão do condomínio também tem como benefício a economia, tanto de tempo quanto de recursos. Fazer uma boa gestão demanda organização financeira e administrativa, o que envolve muitas tarefas. Sem uma ferramenta de gestão, o síndico perde muitas horas realizando atividades burocráticas que poderiam ser feitas automaticamente.


5 - Comunicação otimizada

Um grande benefício que o aplicativo para gestão do condomínio traz para o síndico ou administrador é a comunicação otimizada. O sistema melhora toda a comunicação interna, seja entre os próprios moradores ou entre eles e o gestor. Se não houvesse a ferramenta, a informação dependeria de e-mails ou telefonemas, que nem sempre são eficazes. Para resolver com facilidade, o aplicativo pode enviar comunicados individualizados, para destinatários específicos ou para todo o condomínio. Os destinatários podem acessar de maneira fácil e rápida essas informações. A boa comunicação é um dos pilares de uma boa gestão e ajuda o síndico a administrar o condomínio com transparência, evitando conflitos, reclamações, desentendimentos.


Leia também: Câmeras Termográficas no Combate ao Coronavírus: entenda suas vantagens e aplicações

6 - Canal de comunicação próprio e possibilidade de realização de Assembleias Online

Por meio de um canal de comunicação próprio, o síndico pode debater assuntos do condomínio online, em que cada condômino participa de forma virtual. Não é preciso mais ter um grupo de WhatsApp, que pode virar um grande problema. Um dos benefícios na comunicação é possibilitar a criação de votações online para auxiliar na tomada de decisões. Não há desculpas para não participar. A votação é feita pelo sistema, de qualquer lugar e a qualquer hora.


7 - Acesso individualizado

Cada unidade do condomínio pode ter uma área exclusiva de acesso ao sistema. Ela também permite que eles entrem em contato direto com o administrador, façam denúncias, tirem dúvidas etc. Nesse ambiente, eles podem receber notificações sobre diversos processos do dia a dia, visualizar as prestações de contas e outros relatórios da vida condominial. Esses recursos evitam falhas na comunicação, como falamos anteriormente.


8 - Praticidade

O resumo de muitos dos benefícios que um aplicativo para gestão do condomínio oferece a síndicos e moradores é praticidade. Reservar áreas comuns com validação automática das leis condominiais, realizar debates virtuais, centralizar os dados do condomínio, liberar o acesso na portaria, ser notificado ao receber uma encomenda ou um comunicado, abrir um chamado de atendimento pela ferramenta são só algumas ações que podem ser realizadas pela ferramenta.


Fazer tudo isso sem sair de casa é prático, aumenta a participação dos moradores na vida condominial e, consequentemente, a transparência da gestão. Ela se torna mais efetiva e bem avaliada, certamente. Ter um bom aplicativo para gestão do condomínio é o sonho de qualquer síndico. Com ele, a administração da rotina se torna mais simples e eficaz, com a participação mais efetiva dos condôminos, mais controle e organização.


O “Morador Online” é um aplicativo para gestão de condomínio completo da IDEALINE, de fácil manuseio, pensado para se adaptar e ser acessado por gestores e moradores de qualquer lugar. Além de tudo o que falamos anteriormente, o Morador Online possui também integração com Waze e Google Maps para convites, integração com biometria, tag ou cartão, livro de ocorrências online com fotos, registro e controle de visitantes e muito mais. Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Até a próxima.


6 visualizações

Taguatinga - Brasília\DF 

CNF 01 Lote 01 Loja 01

CEP: 72.125-515

IDEALINE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS