• idealineweb

A importância do controle de acesso nas escolas

Sem dúvidas, a pandemia de covid-19 trouxe consigo a necessidade das empresas, instituições e organizações se atentarem para um fator muito importante: a segurança. É nesse contexto que o controle de acesso nas escolas se tornou ainda mais fundamental. Hoje, existem diversos equipamentos e softwares que permitem a modernização das instituições de ensino, bem como o aumento do cuidado com a saúde e a proteção dos alunos, professores e funcionários.

Além disso, o fato das escolas serem um ambiente com muita circulação de pessoas, a pauta da segurança se torna ainda mais relevante. Esta concentração grande de pessoas pode, também, facilitar a entrada de estranhos no ambiente escolar, deixando o local mais vulnerável.

Cabe, então, à gestão educacional buscar ferramentas para resolver essa situação. Mas, quais são as formas para garantir a segurança de alunos, pais e professores e como a tecnologia pode auxiliar nesse processo? Continue lendo.


Existem algumas formas de se atualizar e garantir o controle de acesso nas escolas, sem precisar recorrer exclusivamente ao recurso humano. Por exemplo, ao utilizar sistemas integrados de controle de acesso nas escolas, o gestor torna o seu colégio mais seguro, investindo em medidas preventivas para evitar a entrada de pessoas não autorizadas.

Além disso, hoje também é possível utilizar o sistema de controle de acesso para fazer o monitoramento em tempo real de pessoas que possam estar infectadas com o novo coronavírus. Com o uso do reconhecimento facial - tecnologia que pode ser disponível tanto nas catracas de acesso quanto nas portas e por meio também de câmeras termográficas integrantes de um Sistema de Gestão de Imagens ou CFTV - não há necessidade de nenhum contato físico com a superfície ou outras pessoas, tornando o ambiente mais seguro. Basta o aluno ou colaborador posicionar o rosto em frente ao dispositivo e em menos de um segundo ele irá autenticar o usuário, além de aferir sua temperatura e verificar se ele está usando o equipamento de proteção individual, que são as máscaras faciais.

Leia também: Câmeras Termográficas no Combate ao Coronavírus: entenda suas vantagens e aplicações

Quando falamos de controle de acesso nas escolas, também podemos utilizar recursos como a identificação por meio da biometria, cartões/crachás ou senha. Com essas tecnologias à disposição, as escolas que ainda não iniciaram o seu processo de modernização começam a dar um novo passo para o futuro.

E, se você ainda não se convenceu da importância do controle de acesso nas escolas, fizemos um guia completo com os benefícios que a sua instituição pode ter ao abraçar de vez a modernização. Confira:

Chamada Online

Com o formato de aulas híbridas - online e presencial - os sistemas de chamada online tornam-se peça-chave para o educador. Além de ter um controle em tempo real de quem está ou não participando das aulas, também evita o contato físico com outros materiais. Além disso, é possível emitir relatório de quais alunos foram presencialmente e quais assistiram a aula online, de maneira prática, segura e eficiente.

Controle da frequência

O sistema permite controlar a frequência dos estudantes às aulas, inclusive com a disponibilização desses dados por meio do portal do aluno, assim os responsáveis têm o acesso às informações de presença dos filhos nas aulas - sejam online ou presenciais.

Coleta de dados

O controle de acesso nas escolas também possibilita a automatização da coleta de dados pelo sistema. A frequência do aluno já não precisa ser lançada individualmente nos diários, além de fornecer informações para relatórios usados por professores e gestores.

Leia também: Erros comuns que afetam a segurança nos condomínios

Ter esses relatórios facilita a visualização de estatísticas, dados e metas. O histórico de frequência dos alunos pode ser usado para abordar os responsáveis e investigar o porquê das faltas do estudante, a razão dos atrasos ou das saídas antecipadas.

Assim os responsáveis podem ter a certeza que a escola está preocupada com o seu filho individualmente. Esse acompanhamento atento cria uma parceria entre a escola e a família, essencial para o desenvolvimento do aluno.

Soluções IDEALINE para o controle de acesso nas escolas

Atenda às novas demandas do mercado, a IDEALINE tem se preocupado em desenvolver e aperfeiçoar seus produtos, oferecendo ao setor educacional o que há de mais moderno e inovador no que diz respeito a controle de acesso e monitoramento. Confira algumas das nossas soluções:

  • Controle de Acesso com Reconhecimento Facial;

  • Ponto Eletrônico Online;

  • Chamada Online;

  • Carteira Estudantil;

  • Sistema Integrado de monitoramento com dashboards completos, relatórios e business inteligence (BI).

Agora que você conseguiu compreender melhor qual a importância do controle de acesso para as escolas, a gente quer saber a sua opinião sobre nossas dicas e sugestões. Deixa aqui nos comentários o que mais te chamou a atenção!

Ah! E não esqueça: se gostou do nosso artigo não deixe de compartilhar nas redes sociais. Até mais!


10 visualizações0 comentário