• idealineweb

Câmeras Termográficas no Combate ao Coronavírus: entenda suas vantagens e aplicações

Se você está aqui, provavelmente já ouviu falar em termografia e em como as câmeras termográficas no combate ao coronavírus podem ajudar. Mas, antes de falarmos um pouco mais sobre as vantagens e aplicações, queremos te explicar sobre essa tecnologia que está mudando o cenário da medicina preventiva atualmente.


A termografia é a tecnologia que permite mapear alterações de calor. Ela é utilizada em diversos setores, pois consegue, por meio de câmeras termográficas infravermelhas, apontar a temperatura. Como nossa visão não enxerga nesta frequência, o resultado é apresentado por meio de uma espécie de mapa de calor com um nível de erro quase nulo. Quando se trata de coronavírus, ela pode ajudar a detectar temperaturas corporais elevadas, o que pode indicar a presença de febre e, consequentemente, da doença. A ferramenta já atuou na contenção da disseminação de diversas epidemias, como a gripe aviária e suína, a SARS e o Ebola.



As câmeras termográficas, além do combate ao coronavírus, também são utilizadas em outros setores, relacionados à manutenção preditiva. Isto é, monitorar o maquinário de uma indústria a fim de prevenir falhas. Uma das vantagens é que a termografia não é destrutiva, ou seja, não é preciso parar o funcionamento de uma máquina e desmontá-la para ver a condição de algum componente ou processo. A inspeção termográfica é capaz de identificar, portanto, a origem de problemas e irregularidades, prevenindo danos maiores no futuro. Como você pode ver, as câmeras termográficas auxiliam em muitos aspectos, desde o controle de temperatura humano às máquinas que podem apresentar algum problema no futuro.


Leia também: Erros comuns que afetam a segurança nos condomínios


Como funcionam as câmeras termográficas?


Como falamos anteriormente, as câmeras termográficas são um tipo de câmera que permite mostrar imagens feitas a partir da radiação de calor emitida por um corpo. Trata-se de um dispositivo que, graças às emissões de raios infravermelhos, forma imagens luminosas que são visíveis pelo olho humano.


Esse tipo de câmeras trabalha com longitudes de onda situadas na zona do infravermelho térmico, que costumam ir desde 3 a 14 μm. Desta forma, uma câmera termográfica permite enxergar radiação de uma pessoa, animal ou objeto que, em condições normais, não poderíamos enxergar sem uma luz visível no ambiente. Ou seja, qualquer corpo que esteja acima do zero absoluto (-273 ºC) emite radiação infravermelha. Quanto mais radiação seja emitida, maior será também a temperatura do corpo. Deve-se considerar que esse tipo de radiação não é visível a olho humano, já que corresponde a um espectro de radiação fora da luz visível.


Uma câmera termográfica pode usar dois tipos de sensores: os refrigerados, que ficam dentro de uma caixa selada e são resfriados geralmente com nitrogênio, e os não-refrigerados, que funcionam em temperatura ambiente.



O primeiro tipo, por trabalhar a temperaturas muito baixas, tende a entregar imagens térmicas de melhor resolução e é capaz de capturar imagens de boa qualidade a grandes distâncias. O segundo tipo fica sujeito à variação de resistência ou de tensão quando é aquecido pela radiação infravermelha. Em comum, ambos sensores podem captar variações na radiação eletromagnética, que qualquer corpo com temperatura acima do Zero Absoluto (-273,15º C ou 0º K) emite, seja ele inanimado ou vivo.


Como as câmeras termográficas podem ajudar no combate ao Coronavírus e quais sãos os diagnósticos possíveis?


Sabemos que os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (Covid-19) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.


Dentro do que já foi investigado, os principais sintomas conhecidos até o momento são a dificuldade de respirar, tosse seca ou pesada e febre. Como esses são sintomas muito parecidos com o de uma gripe normal, é necessário que se realize uma triagem extra e o controle febril (controle da temperatura do corpo humano) acaba sendo de suma importância para a detecção da pandemia. O uso de uma câmera termográfica torna o combate muito mais eficiente, já que o próprio equipamento emite um alarme informando as alterações de temperatura.


É importante informar que as câmeras termográficas conseguem identificar a temperatura de várias pessoas simultaneamente, em tempo mínimo. Por isso, é essencial que empresas, hospitais e aeroportos adotem essa tecnologia como medida prioritária de segurança e controle.


Leia também: Controle de Acesso -Tecnologia Biométrica para Reconhecimento Facial


EXTRAS: As câmeras termográficas utilizadas no combate ao coronavírus já se mostraram extremamente eficientes, mas outras aplicações dessa tecnologia também merecem destaque. Conheça abaixo outras formas de utilizar as câmeras termográficas e entenda como elas podem ajudar ainda mais nos seus negócios.



As aplicações de uma câmera termográfica são encontradas em setores que vão desde a segurança à medicina, passando pela indústria e a construção. Algumas de suas utilidades mais comuns são as seguintes:


  • Aquecimento de componentes elétricos defeituosos;

  • Fricção em motores ou máquinas;

  • Desequilíbrios nas cargas;

  • Controle de qualidade em processos industriais;

  • Vazamentos ou obstruções em canos;

  • Conexões erradas;

  • Prevenção de incêndios;

  • Sobrecargas em circuitos;

  • Nivelamento de depósitos;

  • Reações químicas;

  • Eficiência energética;

  • Vazamentos térmicos;

  • Detecção e estudo de umidades;

  • Falhas em isolamento;

  • Distribuição das temperaturas da climatização;

  • Detecção de lesões por aumento de fluxo sanguíneo;

  • Localização de seres vivos;

  • Análises médicas não invasivas;

  • Investigação médica;


Essas situações identificadas acima, se não encontradas rapidamente e corrigidas em sua fase inicial, podem se tornar geradoras de falhas, paradas não programadas e quebras, trazendo diversos problemas para o campo fabril e muita dor de cabeça para os gestores.


Leia também: Saúde preventiva nas empresas: qual a sua importância para gerar produtividade


Como conseguimos perceber, empresas públicas e privadas, aeroportos e hospitais são excelentes locais para aplicação de câmeras termográficas. Por não precisar de contato físico, a inspeção é feita sem que ninguém precise se expor. Mas, fique atento: apesar da possibilidade do uso de seu smartphone para uma primeira análise, profissionais qualificados devem ser chamados para confirmação do diagnóstico. Elementos como calibração, ajuste de parâmetros e angulação da câmera termográfica podem alterar drasticamente os resultados.


Se você quer saber mais sobre como manter o seu negócio seguro, não deixe de visitar o nosso blog. E caso queira contratar essa solução ou saber mais detalhes, fale conosco.


E se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus contatos nas redes sociais. Até mais!


0 visualização

Taguatinga - Brasília\DF 

CNF 01 Lote 01 Loja 01

CEP: 72.125-515

IDEALINE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS