• idealineweb

Conheça 5 edifícios inteligentes ao redor do mundo e descubra como transformar o seu em um

Os edifícios inteligentes já são uma realidade. Mas, você sabe quais são as principais características desses tipos de projeto? Hoje falaremos um pouco sobre o assunto e ainda apresentaremos os edifícios inteligentes mais incríveis do mundo. Fique com a gente!


Econômico, saudável e sustentável. Essas são as principais características do chamado edifício inteligente, que vem cada vez ganhando mais espaço no mercado, principalmente, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, considerados os maiores investidores desse modelo de empreendimento em nosso país. Diferente das construções tradicionais, a obra inteligente combina os benefícios das tecnologias sustentáveis e saudáveis, sendo possível, por exemplo, reduzir o consumo de água e tratar a qualidade da mesma para uso dos moradores.


Em resumo, um edifício inteligente é aquele que utiliza a tecnologia para compartilhar informações sobre o que acontece no edifício entre sistemas, a fim de otimizar o desempenho da construção. Essas informações são usadas para automatizar vários processos, desde aquecimento e ventilação até ar condicionado e segurança.


Sabemos que os custos de manutenção e uso das dependências compartilhadas de um edifício acabam sendo grandes, principalmente se a gestão não é feita de forma inteligente. Por exemplo, quantas vezes você já conseguiu identificar desperdício de água ou iluminação no prédio onde mora? Esta é uma das principais motivações que existem por trás do edifício inteligente: evitar o uso desnecessário de energia e recursos, para reduzir custos e melhorar a eficiência como um todo.


Agora que já entendemos um pouco mais sobre o conceito e características dos edifícios inteligentes, vamos apresentar as 5 construções mais incríveis do mundo. Confira:

The Edge Building - Amsterdã, Holanda

O Edge é considerado o edifício mais verde e inteligente do mundo, de acordo com a agência de classificação britânica BREEAM . Ele sabe onde você mora; sabe que tipo de carro você dirige e o direciona para o local de estacionamento mais conveniente; conhece sua programação para o dia e até a quantidade de açúcar que você gosta no café.


Ninguém tem um espaço permanente fixo na mesa no The Edge. Os espaços de trabalho baseiam-se na sua programação do dia e são designados conforme a sua necessidade: mesa de trabalho, mesa de pé, cabine de trabalho, sala de reuniões, assento na varanda ou "sala de concentração". E quando você chega à essas várias estações durante o dia, o prédio conhece suas preferências por luz e temperatura.


Um dos recursos de destaque desse edifício inteligente são os painéis de LED supereficientes que requerem um fio de eletricidade tão pequeno que podem ser alimentados usando os mesmos cabos que transportam dados para a Internet.


O Edifício de Cristal - Londres, Inglaterra

O Crystal Building é o maior local de exibição permanente do mundo, dedicado ao estudo e criação de cidades sustentáveis. Confira alguns dados sobre essa construção:


  • Sua conta de aquecimento anual é zero.

  • Emite 70% menos dióxido de carbono.

  • 100% da água em seus banheiros é reciclada.

  • Gasta 46% menos em energia do que qualquer outro edifício do seu tamanho.

  • Gera energia própria com o uso de painéis solares e bombas de calor no solo.

  • Ele coleta água da chuva para manter seus banheiros e sistema de irrigação.

Capital Tower - Singapura, Indonésia

Esse prédio de 52 andares ganhou o Green Mark Platinum Award por seu projeto de construção e por sua eficiência em energia e água. A Capital Tower possui muitos sistemas de energia inteligentes que incluem: um sistema de roda de recuperação de energia de ar condicionado, detectores de movimento no lobby e todos os banheiros, janelas com vidros duplos que reduzem a penetração de calor e, também, o uso de condensação da unidade de tratamento de ar para reduzir o uso de água e o monitoramento constante do monóxido de carbono para garantir a melhor qualidade do ar. Esse edifício também possui vista panorâmica do horizonte de Cingapura, academia, piscina, creche e várias opções para refeições.

Leia também: Erros comuns que afetam a segurança nos condomínios

Glumac - Xangai, China

Esse edifício de escritórios de 6.000 pés quadrados é considerado um dos edifícios mais sustentáveis ​​do continente. A Glumac é a primeira instalação LEED Platinum v4 no Leste da Ásia e foi a primeira no continente a obter a Certificação Living Building para Energia, Água e Carbono com Net-Zero.


Esse edifício possui a melhor qualidade do ar em Xangai. Também possui um sistema de monitoramento de ar interno que permite que os funcionários vejam a toxicidade do ar interno em seus telefones celulares. O Glumac possui 5 sistemas de purificação de ar e uma parede verde plantada para filtrar a poluição, muitas vezes séria, no exterior do edifício.

Centro Corporativo Hindmarsh Shire Council - Melbourne, Austrália

Os objetivos do projeto do Hindmarsh Shire eram eficiência energética e um ambiente de trabalho aprimorado para os funcionários. Melbourne é uma área de condições extremas de temperatura e, para tirar proveito disso, o edifício possui uma série de câmaras térmicas subterrâneas e um sistema de ventilação sob o piso para extrair ar fresco do exterior. A terra esfria e aquece o ar naturalmente e o redistribui de volta pelo interior do edifício.

Os sistemas de iluminação LED reduzem o consumo de energia e os painéis solares na cobertura coletam energia do sol. Paredes verdes verticais melhoram a qualidade do ar interior, assim como em um dos exemplos de edifícios inteligentes citados acima.


Leia também: Controle de Acesso -Tecnologia Biométrica para Reconhecimento Facial


Os edifícios inteligentes são a previsão de um futuro brilhante!


Além de todos os benefícios, não podemos deixar de mencionar que as economias que podem ser feitas em termos de gastos diários e manutenção em equipamentos são consideráveis. Existem muitos benefícios na implementação de sistemas inteligentes em um edifício, desde a eficiência de custos até a melhoria das credenciais ecológicas da construção.


Se você gostou do nosso artigo sobre edifícios inteligentes, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Até mais!

0 visualização

Taguatinga - Brasília\DF 

CNF 01 Lote 01 Loja 01

CEP: 72.125-515

IDEALINE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS