• idealineweb

Erros comuns que afetam a segurança nos condomínios


Um dos principais fatores que leva uma família a procurar por uma casa em um condomínio fechado, com certeza, é a possibilidade de viver com maior tranquilidade e segurança. Esses empreendimentos são vistos como modelos de moradia e, por isso, a segurança nos condomínios deve ser levada muito a sério. Além de oferecerem maior liberdade para os moradores e espaços de lazer seguros, os condomínios fechados normalmente oferecem uma estrutura completa de monitoramento e facilidades.


Grande parte dos gestores destes espaços busca oferecer um ambiente protegido através de estratégias eficientes, como a implementação de portarias automatizadas, rondas e diversos sistemas de proteção. Ainda assim, mesmo com toda a segurança nos condomínios, existem pontos que podem comprometer a qualidade da segurança e até colocar a vida das famílias que moram no local em risco.


Será que você sabe quais são os erros mais comuns que podem interferir na segurança nos condomínios? Confira agora 6 erros graves e saiba como evitá-los:


Ausência de regras na portaria pode interferir diretamente na segurança dos condomínios, saiba por que:


A ausência de regras no condomínio põe a segurança de todo mundo em risco. Acaba gerando erros por parte do porteiro, que não terá nada que o direcione em sua rotina de trabalho, e também dos moradores, que podem acabar interferindo no andamento dessa importante área do prédio.


Nesse sentido, criar regras para a portaria é de extrema importância. O ideal é definir as regras de entrada e permanência no regimento interno do condomínio. O permitido e o proibido devem estar claros e quando um morador ou um funcionário desobedecer às regras, o síndico terá o regimento como base para tomar as atitudes de acordo com o ato. É interessante avaliar também as características do local a fim de estabelecer regras adequadas para manter a segurança nos condomínios.


Leia também: 7 dicas de como aumentar a produtividade da empresa

Treine sempre os seus funcionários. Porteiros bem capacitados evitam constrangimentos e brigas de diversas origens.


Funcionários precisam estar aptos para o trabalho. Por isso é essencial serem orientados em relação às suas tarefas e às suas responsabilidades para a preservação da segurança nos condomínios. Como todos devem estar cientes das regras estabelecidas, os moradores também precisam ser orientados. Além das assembleias coletivas, é importante contar com mecanismos para a divulgação de regras e alertas e de reuniões periódicas. É fundamental que eles entendam que o cumprimento dos regulamentos do condomínio torna o ambiente mais seguro para todos.


Distrações durante o trabalho também prejudicam a segurança nos condomínios, por isso evite o uso de televisão ou mesmo rádio. Smartphones podem dificultar a concentração do porteiro no que é considerado importante: a segurança nos condomínios. Estabelecer limites para eliminar as distrações é fundamental para manter o porteiro mais atento à sua função.


É importante lembrar que um ambiente seguro leva em consideração toda a região em que ele está envolvido. Em linhas gerais, é necessário adotar práticas como o mapeamento de áreas de risco identificando vias com iluminação deficiente, praças com grande presença de usuários e traficantes, pontos com índices elevados de criminalidade, dentre outros agravantes. Então a palavra de ordem é: fique sempre atento!


Invista em equipamentos de segurança. A falta de investimento nesta área pode provocar uma enorme defasagem no sistema de segurança nos condomínios.


Normalmente os condomínios mais antigos possuem falhas muito graves como: falta de guarita, cercas e muros. Os mais novos, por outro lado, podem ter projetos malconduzidos, contando com guaritas que impedem que o porteiro tenha uma visão ampla da rua, por exemplo.


Alguns itens de segurança como guarita blindada, cercas e muros com no mínimo 3 metros, portões duplos e sistema de passa-volume são indispensáveis na estrutura de segurança de um condomínio. Muitas vezes o fator humano falha, exigindo recursos tecnológicos para dar suporte às práticas de segurança. Os investimentos, nesse campo, requerem planejamento para avaliar prioridades, possibilidades de treinamento, manutenções periódicas e avaliações para garantir o bom funcionamento de todo o aparato.


Veja os principais investimentos necessários para manter a segurança nos condomínios:


Sistema de CFTV

É o sistema de câmeras para o acompanhamento, em tempo real e remoto, dos acessos e movimentações em elevadores, garagens e pontos de circulação no interior do condomínio. Aqui na IDEALINE, por exemplo, automatizamos e integramos o CFTV com soluções de alarme e controle de acesso de veículos ou pessoas.


Sistema de controle de acesso

Serve para a identificação de moradores, visitantes e prestadores de serviço. O sistema permite o cadastramento de foto, documento e digital. A grande variedade de equipamentos e tecnologias para o controle e gestão do acesso possibilitam o aumento da segurança nos condomínios. A escolha do equipamento ou tecnologia corretos deve levar em consideração diversos aspectos, muitos deles relacionados ao ambiente a ser controlado.


Sistema de Identificação

Desta maneira, você consegue identificar todos os funcionários do condomínio ou até mesmo moradores e evita que pessoas que não estão credenciadas acessem determinados locais restritos no empreendimento.


Concluindo: Claro que é importante ficar de olho em tudo que falamos aqui. Mas, não podemos esquecer que pequenas atitudes, como deixar a portaria aberta, podem ser fatais, principalmente em condomínios grandes com um alto fluxo de entradas e saídas.

Quer saber como podemos te ajudar a manter o seu condomínio ainda mais seguro? Entre em contato e conheça as nossas soluções. Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar com a sua rede de amigos nas mídias sociais. Nos vemos em breve!



Entre em contato e faça seu orçamento conosco.

Mande um email para producao@idealineweb.com.br ou mande-nos uma mensagem via WhatsApp: (61) 9 9954-5141

18 visualizações

Taguatinga - Brasília\DF 

CNF 01 Lote 01 Loja 01

CEP: 72.125-515

IDEALINE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS