• idealineweb

Estacionamentos do Futuro

Você sabe o que esperar dos Estacionamentos do Futuro?


O estacionamento é uma indústria cara e a condução está mudando rapidamente e de formas inimagináveis. Não faz muito tempo, aprender a "fazer baliza" era um rito de passagem para a aprovação de provas práticas do Detran. Hoje, alguns carros já oferecem esse recurso e é feito de forma automática pelo veículo devido a tecnologia avançada.


Os estacionamentos subterrâneos começaram a se tornar realidade no Brasil. Com a crescente falta de vagas para estacionar nas grandes cidades brasileiras e devido ao número excessivo de carros, a alternativa de construir estacionamentos subterrâneos passou a ser considerada em escala, tantos em edifícios comerciais quanto em residenciais. O alto custo é um dos principais desafios, assim como avaliação do impacto ambiental e a definição do modelo econômico do empreendimento, geralmente uma parceria público-privada.


Curiosidades

A tecnologia para estacionamentos está em pleno desenvolvimento e atualmente já temos acesso a diversos aplicativos que realizam reservas/pré-agendamento e enviam QR Code para acesso facilitado pelo usuário, por exemplo; sistemas para leitura de placas e identificação de veículos, e outras tecnologias. Hoje, o mercado de estacionamento já evoluiu bastante, se compararmos com a última década, quem dirá na próxima, então!

Se pensarmos que no futuro boa parte dos carros serão autônomos e que no presente já contamos com com vários aplicativos tais como: Uber, Cabify, 99, Easy Táxi, etc., que nos oferecem os serviços de táxi, conceitualmente remodelados, o que pensar dos estacionamentos? Será que vão diminuir ou aumentar?

Os clientes de hoje não só querem, mas buscam soluções criativas que estão mudando a sua maneira de consumo e pagando menos. Infalivelmente, a indústria dos estacionamentos passará por mudanças significativas.


A Realidade e Tendências do Mercado de Estacionamentos. O que vemos por aí? Controle de vagas: Vaga ocupada? O sinal luminoso fica vermelho. Se houver disponibilidade de vaga, ele fica verde. Painéis, câmeras e softwares facilitam a gestão dos estacionamentos e permitem aos usuários a breve localização de vagas.


Smartphones: O futuro é o uso de smartphones, seja para pagamento, controle de operações especiais e até mesmo como “papa-filas”.


TAGs/RFID (Radio Frequency Identification): esta solução substitui os tradicionais emissores de tickets por uma antena próxima à cancela e uma tag colada no pára-brisa, que controla o acesso com mais velocidade e segurança na operação.


Soluções Ecológicas: Ter um estacionamento ecológico gera redução de custos e emissões de carbono das instalações. A população global continua crescendo, gerando, consequentemente, um contínuo aumento no número de automóveis e de questões relacionadas às mudanças climáticas. Estima-se que cerca de 30% dos veículos parados em congestionamentos urbanos sejam motoristas à procura de vagas para estacionar. A cultura de se possuir um veículo determina a necessidade de existência dos estacionamentos, em detrimento de outras benfeitorias urbanas.

O que podemos perceber é que o estacionamento do futuro, as tecnologias e investimentos em pesquisa e desenvolvimento, as novas startups que estão surgindo e toda essa nova indústria do mercado automotivo trarão benefícios significativos para o nosso tempo, bolso e para o Meio Ambiente!


"A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência."

Bill Gates

0 visualização

Taguatinga - Brasília\DF 

CNF 01 Lote 01 Loja 01

CEP: 72.125-515

IDEALINE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS