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Onboarding Digital: o que é e como adotar essa estratégia na sua empresa

Você acha possível que uma empresa com potencial grande de crescimento possa atingir os seus objetivos rumo a ascensão registrando dados dos seus clientes e funcionários em folhas de papel? Difícil acreditar. E é justamente nesse cenário que o onboarding digital se apresenta.


O onboarding digital é o processo de integração de um novo colaborador dentro das rotinas da empresa, porém usando ferramentas 100% digitais. O modelo de onboarding digital tornou-se muito importante durante 2020, com muitas empresas adotando o home office para cumprir medidas estabelecidas pelas circunstâncias.


Toda a jornada do colaborador, desde as entrevistas até o desligamento, sofreu grandes alterações e exigiu uma rápida mudança de processos, ferramentas e um aumento de flexibilidade por parte de empresas mais tradicionais para se adaptarem ao novo modelo de trabalho. Dentre todas as etapas do onboarding digital, a mais importante é a integração do novo funcionário: transmitir os valores de cultura, alinhar as expectativas, cumprir os períodos de aprendizagem e fazer a integração na equipe remotamente pode ser mais complicado do que presencialmente.


Existe ainda o processo de onboarding digital quando o assunto são os clientes. Onboarding digital de clientes é o termo utilizado para descrever a aplicação da transformação digital nos processos de cadastros de novos clientes. Ou seja, a automação e digitalização do trabalho de coleta, verificação, armazenamento e gestão dos dados e informações dos consumidores e também parceiros.


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vantagens e aplicações


É importante entender que um onboarding digital precisa considerar dois fatores principais:

  • O conhecimento dos seus clientes: como seu público se comporta e qual a melhor maneira de engajar os diferentes perfis em seu workflow?

  • Conheça seu negócio: quais são as especificidades da sua empresa que precisam ser atendidas em um processo de onboarding para evitar perdas no futuro?

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, nesse artigo falaremos um pouco sobre o onboarding digital e como adotar essa estratégia na sua empresa. Continue a leitura:


Onboarding digital nos processos de seleção




Antes de falarmos sobre os processos de onboarding digital na hora de realizar seleção, é fundamental entender que o RH da empresa precisa de uma adaptação 360º. Atendendo assim, todas as etapas dos processos de seleção e a integração a distância. Ou seja, aproveitar as oportunidades do mundo digital, não somente durante o processo seletivo.


Sabemos que iniciar em uma nova empresa é um momento de grandes expectativas para o colaborador e o maior desafio do RH é entender e colaborar com os seguintes pontos:

  • conhecimento de equipe;

  • explicar todos os processos;

  • adequação de rotina;

  • fazer com que o novo colaborador se sinta parte da corporação.

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importância


Além disso, é nesse momento que o novo colaborador entende como tudo funciona na prática. Por isso, é um processo fundamental para o seu desenvolvimento.


Contudo, com o trabalho remoto e novidades para o setor de recursos humanos, a integração de novos colaboradores pode ser um desafio. Afinal, é fundamental que o onboarding digital desperte o sentimento de pertencimento e engajamento. Por isso, o RH precisa promover uma integração digital eficiente.


Então, é fundamental entender que o onboarding digital precisa se adequar à nova realidade de admissões remotas. Entenda:

Ajuste a sua linguagem

Com a digitalização, a linguagem adotada em e-mails e conteúdos informativos é um dos pontos que transmitem a cultura da empresa. Então, pense no perfil do seu colaborador e converse diretamente com ele. Aqui, é importante promover uma integração amigável e solícita com as dificuldades do novo colaborador. Para deixar a comunicação mais próxima e empática no onboarding digital, aposte em vídeos que transmitam a cultura organizacional. Por exemplo, cada gestor pode explicar um pouco sobre a sua área, contar as funções e objetivos.


Promova ações que gerem mais interatividade

Uma forma dinâmica e interessante que utiliza recursos do onboarding digital são os games. O RH, junto com a equipe de comunicação, pode desenvolver uma forma de interatividade para apresentar a empresa ao novo colaborador.


Invista em uma plataforma de treinamento

Esse é um ponto fundamental para o onboarding digital eficiente. É preciso apresentar as ferramentas, processos e a cultura da empresa, sem deixar nenhum dado importante de fora. Contar com uma plataforma de treinamento e desenvolvimento é uma maneira de não deixar passar nenhuma informação e manter um padrão na integração.


Suporte

A troca de experiências e informações com colaboradores mais antigos é fundamental para que os novos funcionários entendam os processos. Além disso, é uma forma de aproximar os colaboradores, quebrar a timidez e aumentar o sentimento de pertencimento.


Onboarding digital nos processos de desenvolvimento com os clientes


O onboarding digital com clientes busca transformar processos manuais em processos digitais. Transformação que impacta na organização interna da empresa e no serviço oferecido aos consumidores, otimizando o trabalho e reduzindo erros.


Por exemplo, com o onboarding digital é possível integrar todos os registros em um único sistema, facilitando a análise dos dados e informações dos clientes, além de simplificar, da mesma forma, a avaliação do perfil de seus consumidores. Desse modo, é possível desenhar uma estratégia que elimine equívocos e foque na melhoria dos processos já realizados e serviços fornecidos. Assim, melhorar inclusive a captação de novos clientes e a permanência da clientela conquistada.


O onboarding digital vai além da digitalização de documentos, afinal, manter os processos de integração de novos clientes digitalizados é o mínimo para continuar ativo no mercado.


Além disso, os benefícios são claros e podem fazer a diferença no seu negócio. Veja:

  • redução de riscos;

  • aumento de produtividade;

  • melhor experiência para os clientes;

  • diminuição de custos.

A transformação digital é o futuro! Sua empresa deve estar preparada para ele. Por isso, adote o onboarding digital e estenda a utilização de tecnologias em todos os setores do seu negócio. Lembre-se: um processo de onboarding digital de qualidade é essencial para o sucesso de um serviço, produto ou empresa. Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Nos vemos em breve.


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