• idealineweb

Os benefícios dos cofres de senhas para qualquer empresa


A adoção de sistemas de cofres de senha é uma necessidade básica para qualquer organização atualmente. Além de proteger os dados de vazamentos ou ataques externos, os cofres de senhas controlam e hierarquizam os acessos, agregando segurança e agilidade aos processos.


Quando você escuta a palavra cofre a primeira coisa que vem a sua mente é aquela imagem de uma grande caixa de metal cheia de moedas de ouro, não é mesmo? E como aliar uma imagem tão tradicional com uma tecnologia digital? Bom, primeiro, você precisa entender que aqui usamos a palavra cofre para remeter a ideia de segurança, mas você também pode conhecer essa tecnologia como gerenciador de senhas ou gerenciador de acessos.


E porque associar uma tecnologia de gerenciamento de senhas com uma imagem tão forte de segurança, como a de um cofre? Porque hoje o maior capital da sua empresa e seu maior patrimônio são seus dados! Vivemos no país que é o quinto maior alvo de crimes digitais do mundo, e o foco desses ataques não são seus bens ou patrimônios físicos, mas sim seus dados. Por isso, proteger sua empresa e colaboradores com sistemas de cofres de senhas é tão importante.


Leia também: Reconhecimento facial: Tudo que você precisa saber


O que são cofres de senhas?

Objetivamente podemos descrever cofres de senhas como sistemas que armazenam credenciais de usuários para diversos aplicativos de forma segura e em formato criptografado. Os cofres podem ser usados tanto de forma individual para que um usuário gerencie todas as suas senhas para diferentes logins, quanto em nível organizacional para administração e hierarquização de múltiplos acessos.


O cofre de senhas realiza o gerenciamento de acessos e senhas, armazenando as informações de login de todas as contas do usuário, evitando que tenha que lembrar as senhas e digitá-las toda vez que visitar um acesso protegido por senha. As senhas são criptografadas e armazenadas pelo seu gerenciador, que é protegido por uma senha mestra – a única senha forte que o usuário precisará memorizar.


Com a mestra o usuário tem acesso ao cofre de senhas que então fornece as credenciais para a conta que ele precisa acessar. No âmbito institucional, além de centralizar diferentes acessos numa única senha mestra, os cofres de senhas permitem monitorar, gerenciar e proteger contas privilegiadas.


Como funcionam os cofres de senhas?


Quando se trata de uma infraestrutura em nível organizacional, a equipe de TI normalmente é a responsável pelo gerenciamento, compartilhamento e acompanhamento das informações e senhas de uma empresa. Os colaboradores solicitam o acesso que será analisado dentro das regras e especificações pré-estabelecidas pela própria instituição. Dessa forma, podem liberar ou limitar cada um dos pedidos.


Todo acesso que é liberado é também monitorado, portanto seus administradores terão uma visão total de onde, quando e para quem determinada senha foi criada ou liberada. Assim, o cofre de senhas otimiza diversos processos e aumenta a segurança das informações.


Porque os cofres de senhas são tão importantes?

Cerca de 20% das vítimas de crimes virtuais utilizaram as mesmas senhas para contas em servidores diferentes, enquanto 58% compartilharam suas senhas e dispositivos ao menos uma vez. Em empresas de todo o mundo, as pessoas ainda usam senhas fracas ou reutilizam os mesmos dígitos em várias contas, o que os torna alvos fáceis para ataques cibernéticos.


Além disso, não podemos desconsiderar que vivemos em uma era digital, onde senhas privilegiadas de uma organização valem ouro se vazadas, pois armazenam informações importantes da empresa e dos seus clientes. É importante considerar o prejuízo financeiro que uma invasão de dados pode ocasionar, sem falar no dano na reputação frente aos investidores.


Leia também: 6 Erros que podem afetar a segurança da sua empresa


Benefícios dos cofres de senhas para empresas

Além do ponto principal, que é a segurança de informações, o compartilhamento de senhas e dados confidenciais por meio de um cofre de senhas também favorece outros processos empresariais:


Gestão de privilégios: Esta modalidade de gerenciamento de dados consiste na permissão de uma conta a um acesso mais amplo e elevado aos sistemas utilizados para o armazenamento de suas informações. Fundamentalmente, este serviço automatiza, protege e controla o uso das credenciais de contas privilegiadas. Ele também é capaz de rastrear todo e qualquer autor de um acesso, assegurando que qualquer ação que não esteja em conformidade com as políticas estabelecidas pela empresa seja identificado e responsabilizado por qualquer dano ao sistema.


Otimização e automação: com o crescimento dos riscos e ameaças, é imprescindível investir na melhoria dos sistemas de segurança. Acessos são portas de entrada para invasores, os cofres de senhas aumentam a segurança dessas entradas. Ainda, com a automatização doa acessos, as empresas deixam de depender exclusivamente do recurso humano para gestão de acessos, poupando muito tempo e dor de cabeça em casos de ausência, falta, demissões ou falecimento de pessoas que mantêm esses acessos.


Segurança: o sistema de cofre de senhas maximiza a segurança de credenciais de acesso, protegendo as informações das empresas. Para mais, com os cofres os usuários não precisam mais elaborar senhas complexas, correndo o risco de esquecê-las ou anotá-las em locais de fácil acesso, uma vez que o sistema usa criptografia para geração automática de novos acessos. Com isso, diminuem-se diversos riscos relacionados à falta de controle de informações, fraudes e vazamento.


Compatibilidade: os cofres de senhas são compatíveis com padrões internacionais (ISO 27000, requisitos de auditoria), além de facilitarem processos de auditoria que serão cada dia mais demandados pelos órgãos fiscalizadores devido à LGPD.


Auditoria: os cofres de senha possibilitam auditar e rastrear as atividades de todos os usuários cadastrados. Com isso o gestor consegue acompanhar horários, servidores utilizados, interações com o sistema e para qual fim aquela informação foi acessada, mantendo o registro e acompanhamento dos dados.


Leia também: Conheça 6 benefícios do controle de acesso e veja como ter na sua empresa


O cofre de senhas é uma solução que está diretamente ligada à importância que a sua empresa dá à segurança da informação. Entender o comportamento dos acessos internos da sua empresa é, com certeza, uma forma segura de manter o controle digital e a segurança do seu negócio. Continue navegando conosco por aqui para ter acesso a outros conteúdos que aliam tecnologia e o sucesso do seu negócio!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo