• idealineweb

Ponto Eletrônico - Softwares para o Controle de Frequência de funcionários


Hoje falaremos sobre Softwares para o Controle de Frequência de funcionários.

Vamos voltar lá aos primórdios, onde o Relógio de Ponto foi criado…


A origem do Relógio de Ponto


O relógio de ponto, inventado no ano de 1888 por um joalheiro chamado Willard Le Grand Bundy, morador da cidade de Nova Iorque. Foi um grande sucesso aquela inovadora invenção, visto que antes da grande inovação de Bundy - o relógio de ponto - um funcionário era destinado para exclusivamente a sentar-se no portão de entrada e anotar o horário de entrada e saída de todos os outros colegas funcionários. Percebendo a funcionalidade do objeto, o irmão de Willard associou-se a ele, e juntos, patentearam o invento e fundaram a Bundy Manufacturing Company. Willard continuou a criar e reinventar suas inovações tecnológicas e inventar novos modelos de relógio de ponto, com o sucesso, a empresa chegou a ter sedes em diversos países diferentes. A empresa seguiu crescendo e após diversas aquisições, em 1924 foi renomeada como “International Business Machines”, hoje em dia mais conhecida como a grande empresa mundialmente conhecida IBM.




Quando o "ponto" chegou ao Brasil

Na década de 30 durante o governo de Getúlio Vargas foi criado um conjunto de leis trabalhistas (CLT) que passou a regular a jornada de trabalho. A partir desse momento as empresas brasileiras passaram a utilizar o relógio de ponto mecânico.


Relógio de Ponto Convencional ou Cartográfico:

Tem como base a mecânica tradicional destes equipamentos, porém o processo é automatizado. O funcionário insere o cartão no relógio, que o recolhe, efetua a marcação do ponto, e o devolve ao funcionário. Apesar de simplicidade é bastante prático, pois dispensa a necessidade de utilização de computador e software.




Por quê utilizamos o Relógio de Ponto ou Ponto Eletrônico hoje em dia?

Hoje em dia, contamos com softwares que gerenciam o controle de frequência dentro de uma empresa, de pequeno, médio ou grande porte.


Contamos com softwares de alta tecnologia como:


O Ponto Secullum 4 se trata de um software de controle de ponto que automatiza a tarefa de registrar e calcular o cartão ponto de funcionários, otimizando o tempo de gestores e profissionais de RH. Possui também o Módulo Web na Nuvem, que pode ser usado em qualquer dispositivo móvel. Por meio dele, os colaboradores podem solicitar alterações no cartão ponto, lançar justificativas e incluir batidas manuais com o recurso de geolocalização.


Sobre a legalidade desses equipamentos:


Foi aprovado o uso de Pontos Eletrônicos no Brasil por meio da Portaria 1510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tornando obrigatório a partir de 2009 que, empresas com mais de 10 funcionários e que já tenham adotado o sistema eletrônico para controle da jornada de trabalho, instalem modelos de Relógio Ponto Eletrônico - REP.

Os REP, quando acionados, imprimem o comprovante de papel com os registros de entrada e saída dos funcionários. As empresas que já adquiriram ou vão adquirir o REP devem preencher um cadastro com os dados do equipamento no site do Ministério do Trabalho e Emprego.



Se você, Empresário ou Responsável pelo RH de uma empresa, deseja adotar esse método de controle de frequência de seus funcionários, faça um orçamento conosco! Será um grande prazer atendê-lo.

www.idealineweb.com.br

26 visualizações

Taguatinga - Brasília\DF 

CNF 01 Lote 01 Loja 01

CEP: 72.125-515

IDEALINE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS