• idealineweb

Quais as responsabilidades do Síndico quando se trata de Segurança em Condomínios?



Quando se inicia o mandato de um Síndico, existe um tema que sempre surge em pauta como um dos principais que é a Segurança no Condomínio. Cada vez mais esse tema é abordado em assembléias e cobrado pelos moradores em geral. Mas quais são as responsabilidades do Síndico quando se trata desse assunto?


Separamos algumas dicas que podem ser úteis para Síndicos, Auxiliares da Gestão, Funcionários e moradores!


Devo elaborar um Plano de Segurança para o condomínio? Como deve ser?

É de extrema importância entender o objetivo e a função de cada recurso investido em segurança pelo condomínio. Por exemplo, ter câmeras espalhadas por várias áreas do condomínio não quer dizer, necessariamente, que o espaço está protegido. Por isso é importante que o síndico ao assumir essa função mapeie todos os locais

onde a segurança se faz necessária; elenque quais recursos estão disponíveis para a proteção do condomínio e entenda de forma macro qual a relevância do conjunto desses recursos para a segurança interna. Ou seja, identifique os riscos existentes, estabeleça prioridades, e avalie o recurso financeiro e de pessoal a ser investido.


Os Sistemas de controle de acesso para Pedestres e Veículos é adequado ao porte e às particularidades do condomínio?

Cada Condomínio tem necessidades específicas, baseadas na localização, quantidade de moradores, média de visitantes, perfil dos moradores, forma de acesso principal (portaria de pedestres ou de veículos), etc. Por esse motivo o que funciona bem em um condomínio pode ser ineficiente para outro.

Em alguns casos um bom sistema de CFTV e controle de acesso é suficiente. Em outros é importante e conveniente o uso de um sistema de LPR que permite o reconhecimento automático de placas de veículos e pode ser integrado ao sistema de controle de acesso principal.

O mercado oferece uma gama de soluções inteligentes para controlar o acesso de pessoas e/ou veículos com ou sem emissão de ticket; gerenciar áreas de estacionamento, frotas; emitir alertas remotos via sms ou email e muito mais.

"Um bom sistema é aquele que atende as necessidades do condomínio e possui recursos extras para aplicação tão logo o condomínio necessite, a fim de evitar novos investimentos, em razão de não se adequar às novas demandas e necessidades, ou ainda, não possuir compatibilidade para atendimento às novas situações." É o que afirma, Aline D'Alessandro Alves, diretora comercial da IDEALINE.


Frequência na Atualização do Sistema de Segurança

Atualmente os sistemas de proteção de um condomínio, nos mais variados modelos, estão em constante evolução. Ao escolher uma determinada solução é necessário levar em conta a sua capacidade de atualização. Fique sempre atento(a) às novidades e se necessário atualize a tecnologia a fim de atender às novas necessidades e modernizar o seu sistema.


Relacionamento com a Empresa que Instalou e faz a manutenção do seu Sistema de Segurança

É muito importante manter a proximidade com a Empresa contratada para o fornecimento e instalação da solução de segurança. Evite contratar empresas diferentes para o fornecimento, instalação e manutenção, pois isso minimiza dificuldades de comunicação, novos investimentos e facilita muito a gestão do condomínio.

Ao contratar uma empresa de segurança eletrônica para o Condomínio, mantenha um canal direto com a sua equipe, realize reuniões para avaliação do atendimento prestado e treinamentos periódicos; revise, pelo menos a cada seis meses, os processos e as políticas de segurança adotados a fim de aprimorá-los.

Certifique-se também da qualidade dos produtos e serviços, a qualificação da equipe comercial e técnica, a prestação de serviços realizada (importante visitar a sede da empresa e conhecer alguns trabalhos realizados no mercado), seu relacionamento com o mercado e fabricantes e o nível de inovação que a empresa possui.

Seguindo essas dicas certamente o Condomínio terá uma empresa aliada à sua gestão e uma parceria de sucesso!


Essas foram algumas dicas da IDEALINE para você!

Aqui contamos com mais de 22 de experiência, inovação e compromisso. Marque uma visita e conheça nossa equipe!

0 visualização

Taguatinga - Brasília\DF 

CNF 01 Lote 01 Loja 01

CEP: 72.125-515

IDEALINE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS