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Saúde preventiva nas empresas: qual a sua importância para gerar produtividade

Provavelmente você já ouviu falar que a saúde preventiva nas empresas é uma ótima maneira de cuidar do bem-estar dos colaboradores, diminuindo custos e aumentando ainda mais a produtividade dos funcionários. Por isso, a saúde preventiva nas empresas tem sido muito utilizada por grandes instituições com um objetivo de elevar os resultados da equipe e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde do coletivo.


Além de trazer resultados incríveis para os trabalhadores, a saúde preventiva nas empresas também gera ótimos resultados para as companhias, uma vez que se observa grande redução dos gastos com saúde. Só para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Nacional de Hospitais Privados, o país desperdiça por ano cerca de 20% dos investimentos no setor.

Levando em conta a importância deste assunto, neste artigo vamos explicar em detalhes por que agir preventivamente em relação à saúde e ao bem-estar dos colaboradores pode impactar positivamente nos resultados de uma empresa. Continue a leitura e prepare-se para colocar algumas ações em prática!


Ninguém gosta de ser visto como uma máquina


É certo que nenhum profissional se agrada em ser enxergado como uma máquina, que quando der problema será dispensada e esquecida. Por isso, cuidar da saúde dos colaboradores é uma forma das organizações dizerem a eles que deseja que eles se sintam bem e cresçam com a empresa, como profissionais e como pessoas.


Assim, estar atento à saúde de seu pessoal, além de ser um investimento que gera grande retorno, irá evitar que a empresa tenha problemas futuros, como ações trabalhistas, que irão acarretar gastos indesejados com advogados, diminuição em produtividade, custo em treinamentos e adaptação de novos colaboradores às rotinas da empresa.


O comprometimento com a saúde preventiva nas empresas com o trabalhador, deve buscar:


  • Prevenir riscos de acidente no local de trabalho;

  • Elaborar campanhas de conscientização à saúde no ambiente de trabalho;

  • Diminuir o estresse causado no ambiente de trabalho;

  • Atuar na prevenção do desenvolvimento de problemas relacionados à saúde mental, como depressão, Síndrome do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo e entre outros.


Como desenvolver projetos de saúde preventiva nas empresas de maneira eficaz?

1 - Faça pesquisas sobre o ambiente empresarial


Quem melhor para descrever como se sente do que o próprio colaborador? Para medir o clima organizacional e definir o que deve ser feito, é essencial realizar uma pesquisa com todos os trabalhadores, examinando os elementos que interferem no clima organizacional e no bem-estar de todos.


Esta pesquisa fornece os subsídios para que mudanças sejam adotadas, melhorando o ambiente de trabalho e garantindo a segurança e saúde preventiva nas empresas.


2- Exerça várias frentes de atuação


A saúde preventiva nas empresas desenvolve-se melhor quando há uma visão geral, estratégica e global sobre os processos. Para isso, é fundamental a parceria entre os profissionais da medicina e segurança do trabalho e da área de gestão de pessoas. Busque alinhar os discursos transmitindo a mensagem sobre a importância da prevenção e levando aos colaboradores ações bem planejadas. Assim fica mais fácil envolver a todos e conquistar os resultados esperados.


3- Desenvolva campanhas internas


Conscientizar e gerar atitude de cada colaborador para novos hábitos e posturas é um dos maiores desafios de gestão. Uma boa ideia é promover campanhas temáticas para engajar os profissionais e convidá-los para fazer diferente. Campanhas como Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, programas de ginástica laboral e campanha de saúde diversas são excelentes opções.


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Além disso, é importante ficar sempre atento ao cuidado com os aspectos de saúde mental na saúde preventiva nas empresas


Considerado o mal deste século, o estresse, como citamos anteriormente, é o grande catalisador do surgimento de doenças psicológicas. Isso acontece porque as pessoas não conseguem lidar com a grande pressão do ambiente de trabalho e, frequentemente, levam toda essa carga negativa para sua vida pessoal.


Claro, que o aparecimento dessas doenças não acontece de uma hora para outra e nem com situações isoladas. Para que isso ocorra, certamente, o profissional já chegou em seu limite e, muitas vezes, precisa se afastar de seu ambiente de trabalho para fazer tratamentos. Muitas dessas pessoas não conseguem voltar ao que lhe causou trauma e acabam se aposentando precocemente.


Nesta perspectiva, um ambiente de trabalho carregado de estresse é muito favorável ao surgimento de problemas sérios que afetam a vida pessoal e profissional da pessoa de forma drástica, como a depressão, a síndrome do pânico, ansiedade, transtorno bipolar e entre outros.


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Conclusão:


A saúde preventiva nas empresas auxilia na redução dos prejuízos causados por afastamentos derivados de problemas de saúde. Pense na queda de produtividade semanal que ocorre quando mais de um colaborador está doente e precisa ficar em casa, sob atestado médico.

Um posicionamento preventivo permite avaliar e melhorar, também, as condições de trabalho na empresa, evitando problemas graves causados pela própria atividade cotidiana. Investir em saúde preventiva nas empresas é uma forma interessante, não só de potencializar resultados, mas de criar uma cultura mais humanizada entre gestão e colaboradores.


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