• idealineweb

Segurança hospitalar: o que você precisa saber sobre este segmento

A segurança hospitalar é um serviço indispensável para instituições de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios. Seu objetivo é garantir a proteção dos pacientes, colaboradores e da instituição como um todo. É dar a quem transita por estes ambientes a segurança necessária.

Por serem locais que acabam recebendo outros tipos de serviços como caixas eletrônicos, restaurantes e estacionamentos, o fluxo de pessoas é bem grande e, por isso, acabam sendo um alvo para atitudes mal intencionadas.

Mas a equação da segurança hospitalar não é tão simples de resolver quanto você pensa. Câmeras e seguranças são essenciais, mas além disso, é importante se preocupar também com o bem estar de cada pessoa em situação de risco que passa por ali.

Leia também: Erros comuns que afetam a segurança nos condomínios


Instituições destinadas a cuidar da saúde devem ser acolhedoras e respeitosas. Por isso os sistemas de segurança não podem ser opressores ou invasivos. Por esse motivo, é necessário um serviço especializado com medidas de proteção adequadas de acordo com as características únicas das instituições de saúde.

Por ser tão complicada de ser instalada, a segurança hospitalar tem por objetivo evitar riscos e problemas como:

  • Diminuir e evitar infrações que possam ocorrer dentro do local como roubo de medicamentos e equipamentos;

  • Garantir o controle de acesso de pessoas de uma maneira eficiente e acabar com o fluxo de pessoas desconhecidas pelos corredores;

  • Propiciar segurança ao pacientes, evitando fugas e outros problemas que podem ser desencadeados;

  • Trazer mais segurança para o ambiente de trabalho de médicos, enfermeiros, atendentes e demais profissionais;

  • Tornar o ambiente mais acolhedor e livre de incidentes.

  • Manter o sigilo sobre exames, consultas, terapias e procedimentos, pois além de tudo é um direito do paciente, que deve ser resguardado pelo médico e pelo hospital;

Vamos explicar como funciona a segurança hospitalar, o porquê de recorrer a esse serviço e quais as principais medidas que devem ser adotadas. Leia a seguir:

O que é e como funciona a segurança hospitalar?

A área de segurança em geral tem como principal responsabilidade manter as determinações e diretrizes da instituição em ordem e prevenir incidentes que possam colocar em risco a integridade do patrimônio, das instalações e das pessoas envolvidas, tanto colaboradores como clientes, fornecedores, parceiros e outros.

Beleza, então é algo bem simples, pois quem nunca foi a um hospital e encontrou um segurança só observando os pacientes e o movimento. Com certeza, o controle de acesso de pessoas, veículos e de materiais é uma das atividades mais comuns para a segurança hospitalar. Mas não é apenas isso o trabalho dos responsáveis.

O trabalho é muito mais complexo e a atuação envolve diversas outras tarefas, que vão desde o planejamento adequado, o treinamento dos profissionais do setor, o uso de tecnologias e equipamentos de ponta, até a implementação de manual de procedimentos e muito mais.

Por isso, uma área de segurança hospitalar bem estruturada pode gerar incontáveis vantagens para as instituições. Como:

  • Diminuição do risco de violência;

  • Proteção de instalações, do estoque, de materiais e equipamentos médicos, de tecnologias, entre outros itens;

  • Fiscalização de atitudes suspeitas;

  • Inibição de atividade de pessoas de má intenção;

  • Cuidados contra roubos e furtos;

  • Redução de perdas financeiras para a instituição em por conta da queda no número de roubos de remédios, materiais cirúrgicos e outros equipamentos.

Leia também: Câmeras Termográficas no Combate ao Coronavírus: entenda suas vantagens e aplicações

Para que tudo isso ocorra, é necessário buscar uma empresa preparada e pronta para atender todas as necessidades que a segurança hospitalar necessita. Ela tem ganhado mais espaço e sua importância vem crescendo com o passar do tempo.

Porque ao passo que novas tecnologias e soluções vão sendo desenvolvidas, os hospitais e clínicas em geral vem buscando maneiras de se modernizar e propiciar um ambiente mais seguro e acolhedor para seus pacientes, familiares, funcionários e prestadores de serviço.

É necessário cada vez mais se preocupar com o controle de acesso eficaz, monitoramento inteligente e sistemas que, ao mesmo tempo que se mostrem eficientes, não podem ser invasivos e nem colocar em risco a privacidade dos pacientes. Pensando nisso, preparamos uma lista de soluções ideais para a segurança hospitalar, que uma empresa preparada como a Idealine proporciona. Confira.

  • Acesso rápido ao estacionamento com a leitura das placas de veículos

  • Câmeras termográficas para a medição da temperatura das pessoas

  • Controle e lotação de leitos

  • Monitoramento de pacientes especiais e recém-nascidos

  • Plataforma Safety para medicina preventiva e segurança do trabalho

Você pode observar as diferentes áreas que uma empresa de segurança hospitalar deve tomar cuidado? Não é só vigiar a porta e pronto, vai muito além disso. Por exemplo, a Plataforma Safety disponibilizada pela Idealine é uma nova tecnologia em sistema de controle de saúde integrado ao controle de acesso. Identifica em tempo real se um colaborador possui condições para exercer sua atividade laboral, bloqueando ou liberando o acesso às áreas de risco, garantindo sua segurança e da organização.

Promove aferições e acompanhamento estatístico de peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos, cálculo do IMC e IGC por bioimpedância de forma confortável e não invasiva. Tecnologia extrema para garantir a segurança e saúde de quem trabalha com você e precisa estar ali todos os dias.

Quer ver como a segurança hospitalar é muito abrangente, outro ponto em que os serviços da Idealine pode auxiliar o seu hospital é com o Unipark o que possibilita reservar vagas de forma prática e eficiente diminuindo o tempo perdido por médicos em caso de urgências ou cirurgias marcadas, além do reconhecimento do veículo pela placa.

Acesse agora o site da Idealine e veja tudo o que podemos te oferecer em relação a segurança hospitalar e o seu funcionamento. Compartilhe esse artigo nas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem sobre o assunto. Até mais.

13 visualizações0 comentário