• idealineweb

Segurança Residencial e Empresarial: soluções práticas para a proteção do seu patrimônio

Não é de hoje que a criminalidade é uma preocupação constante na vida da maioria dos brasileiros. E essa apreensão é relativa não apenas à segurança residencial e empresarial em si, mas ao próprio bem-estar da família e dos colaboradores. Por isso, cada vez mais os equipamentos de segurança se tornam bens necessários e essenciais que, além de trazer proteção, também ajudam a diminuir a sensação de insegurança.


Mas não é qualquer equipamento que vai resolver o problema. A dica básica é: invista nos equipamentos corretos. Por mais que muitas pessoas pensem que esse é um gasto desnecessário, os dispositivos de segurança ajudam bastante a desencorajar potenciais invasores. Afinal, entre um estabelecimento com cerca elétrica ou sistema de segurança e outro completamente desprotegido, a escolha dos infratores fica fácil. O segredo está em decidir pelo que for mais adequado para o seu negócio e para o seu orçamento.


Se você também tem se preocupado com isso, chegou ao post certo. Continue lendo para conhecer algumas soluções que você precisa ficar de olho para evitar problemas.


Segurança Residencial e Empresarial - Controle de acesso de pessoas e veículos


Já parou para pensar o quanto o controle de acesso eficiente é decisivo na segurança da sua empresa ou condomínio? Empresas e condomínios têm investido em alternativas para deixar suas dependências mais seguras, sendo uma delas o controle de acesso bem planejado. Isso porque, quando entradas e saídas estão expostas a vulnerabilidades e falhas, tornam-se uma ameaça aos bens do estabelecimento e a vida das pessoas.


O controle de acesso é um sistema de segurança residencial e corporativo. Ele consiste na adoção de procedimentos, ou equipamentos, que proporcionem total gerência em relação à identificação e autorização - ou não - da entrada de pessoas, veículos, materiais e objetos em determinado local.



Nesses sistemas, são utilizados critérios pré-configurados de horários e locais, além do registro de todos os eventos relacionados a essa atividade. Em condomínios, essas pessoas podem ser moradores, visitantes, colaboradores e prestadores de serviço. Já em empresas, são normalmente os funcionários, visitantes, clientes, prestadores de serviços, fornecedores, auditores ou autoridades do poder público.


Destacamos algumas tecnologias para o controle de acesso e que podem fazer a diferença na segurança residencial e empresarial.. Confira:

  • Código de Barras;

  • Digitação de senhas;

  • Rádio Frequência (RFID, UHF);

  • QR Code e Aplicativos em dispositivos móveis;

  • Biométrica com ou sem contato (Digital, Reconhecimento Facial)


Na Idealine, você encontra uma grande variedade de equipamentos e tecnologias para o controle e gestão do acesso. Vale ressaltar que a escolha correta dos equipamentos e tecnologias que serão utilizados, deve levar em consideração diversos aspectos, muitos deles relacionados ao ambiente a ser controlado. Por isso, não deixe de realizar o orçamento com uma empresa da sua confiança.


Segurança Residencial e Empresarial - CFTV (Circuito Fechado de TV)


O monitoramento por câmeras de segurança é muito utilizado, protegendo com eficácia todos os tipos de ambientes e, por isso, indicado para segurança residencial e empresarial. Com imagens de alta definição, os modelos de última geração potencializam a identificação de pessoas, além de proporcionar um controle total do local monitorado.



A simples presença de câmeras de segurança pode ajudar a inibir roubos, assaltos e outros eventos. As câmeras de segurança mais modernas, por exemplo, podem registrar imagens em locais distantes e escuros. Além disso, alguns vídeos trazem uma série de funcionalidades como análise de comportamento, identificação de objetos abandonados, análise de perímetro, etc. Essas imagens podem ser vistas remotamente, em celulares ou tablets. Dessa forma, as providências necessárias para evitar ou minimizar os prejuízos causados por arrombamentos, invasões e outros acontecimentos são agilizadas.


Leia também: Veja como cuidar da saúde mental no trabalho e entenda sua

importância


Segurança Residencial e Empresarial – Reconhecimento Facial


Realidade no mundo todo, cresce no Brasil o uso da biometria para as mais diversas finalidades. Em ambientes de grande circulação ou controlados, a tecnologia para reconhecimento facial opera uma verdadeira revolução. Com foco em uma operação mais inteligente e automática, sofisticados dispositivos são capazes de reconhecer rostos e aumentar a segurança.


Além dessas soluções, existem outras maneiras de você garantir ainda mais a segurança

residencial e empresarial. Confira a seguir algumas dicas que separamos para você:


Fique atento ao chegar e sair do local


Ao chegar em sua residência ou estabelecimento, fique atento e, se perceber alguma movimentação suspeita ou encontrar o portão aberto, não entre e tente contato com alguém para saber se está tudo bem ou com a polícia. Outra dica é dar preferência à instalação de um sistema de controle de acesso por radiofrequência com acionamento automático do portão, que é mais prático e seguro. Ao se aproximar do portão a antena faz a identificação do veículo realizando ou não a abertura.


Tenha atenção a golpes


Muitas pessoas mal-intencionadas tentam se passar por prestadores de serviços para entrar em casas e condomínios e praticar delitos. Utilize ferramentas de controle de acesso, como o interfone inteligente, para identificar e confirmar as credenciais de qualquer visitante antes de abrir a porta.


Leia também: Câmeras Termográficas no Combate ao Coronavírus: entenda suas

vantagens e aplicações


Dificulte a ação dos bandidos


Por medo de serem pegos, os ladrões querem agir rápido e costumam desistir do alvo quando encontram obstáculos que dificultam a sua ação. Uma boa tática é apostar em equipamentos como grades, alarmes, barreira infravermelha e trancas eletrônicas. Outro equipamento que pode ser muito útil é o gerador de neblina, produto exclusivo da Idealine.


O Gerador de Neblina é um equipamento tecnológico pronto para disparar "fumaça" não tóxica que tira por completo a visibilidade do ladrão. Ele pode ser integrado a qualquer sistema de alarme ou de segurança que a empresa ou residência já possui. Dessa forma, você terá grande chance de afastar os invasores da sua propriedade.


É preciso guardar, também, utensílios que possam servir de ajuda aos criminosos, como escadas e ferramentas. E tenha cuidado com cortinas transparentes, porque à noite elas podem exibir móveis e objetos de valor, chamando a atenção das pessoas.


Confira a eficiência das fechaduras


As trancas e fechaduras de portas, janelas e portões devem estar sempre em bom estado. Mais uma vez, as fechaduras inteligentes são uma ótima opção. Afinal, elas vêm equipadas com sensores e alarmes conectados com o celular dos proprietários e se abrem por código ou por controle remoto.


Capriche na iluminação do imóvel


Geralmente, os ladrões buscam por imóveis mal iluminados. A instalação de luzes automatizadas, que podem ser acesas remotamente por tablet ou celular, no interior e no exterior do local, são uma boa opção para garantir a segurança residencial e empresarial. Além disso, as lâmpadas com sensores podem acender automaticamente ao anoitecer ou com a aproximação de pessoas e apagar ao amanhecer.


Mantenha a sua casa e empresa bem cuidados



Locais com aspecto de abandonados chamam a atenção de invasores. Evite, então, deixar o jardim mal cuidado e cuide da poda de árvores, que podem ser usadas para acessar muros e janelas. Mantenha também a grama aparada e as paredes, as portas, as janelas e os portões pintados e em bom estado. Lembre-se, ainda, de recolher a correspondência diariamente e, no caso de viagem, deixe esse cuidado a cargo de um vizinho ou parente.


Seguindo as nossas dicas, você garante a segurança do seu patrimônio e ainda tem o prazer de viver em um local bem cuidado e protegido. Continue em nosso blog para ter acesso a mais informações. Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Até a próxima!

7 visualizações0 comentário