• idealineweb

Tecnologia para Segurança do Trabalho: principais tendências e como implementá-las na sua empresa

Sabemos que a Segurança do Trabalho deve ser um assunto tratado diariamente por gestores e funcionários de qualquer empresa. Pequenos descuidos podem levar a consequências terríveis, se não houver um preparo para os mais diversos riscos que existem. Gestores e profissionais de segurança no trabalho devem agir juntos e realizar investimentos em tecnologia para Segurança do Trabalho, para que a rotina de seus funcionários seja menos perigosa e as atividades da empresa ofereçam menores riscos.


Considerando a enorme diversidade e a quantidade de requisitos de segurança e meio ambiente, a tecnologia para a segurança do trabalho é um instrumento eficaz e deve ser considerada essencial para otimizar rotinas e prevenir riscos. Priorizar investimentos e acompanhar tendências através de indicadores de desempenho apropriados é um grande caminho a ser seguido.


A Tecnologia para Segurança do Trabalho: uma grande aliada


A tecnologia para segurança do trabalho pode ser de fundamental importância tanto para quem já coleciona ótimos índices de desempenho em segurança, quanto para aquelas empresas que ainda precisam melhorar seus indicadores. Os gestores devem estar cientes de que é preciso investir em tecnologia para segurança do trabalho que possibilita um acompanhamento de estatísticas bem abrangente, levantando dados detalhados sobre acidentes e riscos. Assim, é possível identificar quais atividades são menos seguras e onde é preciso investir de maneira efetiva para a prevenção.


Em quais serviços de tecnologia para segurança do trabalho devemos investir para melhorar os índices?


Certas ferramentas tecnológicas se destacam quando falamos dos melhores investimentos para segurança do trabalho. Elas são essenciais para afetar direta e positivamente na rotina da empresa, diminuindo os riscos.

Leia também: Câmeras Termográficas no Combate ao Coronavírus: entenda suas vantagens e aplicações


Tecnologia para Segurança do Trabalho - Câmeras Termográficas


As câmeras termográficas são grandes aliadas quando falamos em tecnologia e segurança do trabalho. Além de auxiliarem na detecção de doenças através da detecção de temperaturas corporais elevadas, elas também são utilizadas em indústrias para monitorar o maquinário e prevenir possíveis falhas ou acidentes. Um dos grandes benefícios da utilização de câmeras termográficas é a otimização do tempo, já que elas podem identificar entre dezenas de colaboradores aqueles que estão com alterações de temperaturas.


Já em relação ao maquinário, um grande benefício dessa tecnologia para Segurança do Trabalho é que não é necessário parar a produção para identificar qual componente está com elevada temperatura, isso porque a própria análise da câmera termográfica consegue auxiliar preventivamente e apontar irregularidades.


Tecnologia para Segurança do Trabalho - Plataforma Safety


A plataforma de Segurança do Trabalho Safety atua normalmente na área de medicina preventiva, mas também possui grande valia quando utilizada como um equipamento de triagem. Nela, o usuário consegue identificar o seu estado físico de saúde e através de uma análise detalhada tomar decisões para minimizar os danos no futuro. É possível, por exemplo, analisar se o paciente precisa ou não procurar ajuda especializada, de acordo com um relatório em formato de ticket que a plataforma emite após finalizar a avaliação.


Com a implantação da plataforma Safety de Segurança na sua empresa, você será capaz de reduzir os alarmantes índices de acidente de trabalho e ainda melhorar os resultados do Engenheiro de Trabalho atuante, reduzindo o Fator Acidentário de Prevenção, mais conhecido como FAP. Em resumo, a Safety é uma plataforma capaz de medir a pressão arterial, batimentos cardíacos e outros incontáveis dados para PTE. Tudo isso de forma automatizada em tempo real, no computador, tablet ou smartphone.


Tecnologia para Segurança do Trabalho - Sistemas de Monitoramento

Os tradicionais sistemas de monitoramento por câmeras já podem ser operados via internet, e, por isso, eles estão aqui na nossa lista de tendências de tecnologia para segurança do trabalho. As câmeras captam as imagens e transmitem-nas para uma central de inteligência via internet, sem necessidade de cabeamentos e infraestruturas de alto custo.


Essa tecnologia facilita muito a implementação ou expansão de sistemas de monitoramento, permitindo ainda que os dispositivos de captura de imagens sejam realocados sempre que necessário. As câmeras podem ser operadas remotamente, fazendo zoom ou então mudando o ângulo de filmagem, a fim de monitorar com maior precisão ambientes de alto risco.


Além disso, também podemos utilizar as webcams de notebooks acopladas a desktops como dispositivos de segurança. É possível inserir sensores de movimento nas portas dos escritórios e conectar o alerta desses dispositivos ao acionamento das webcams. Assim, qualquer tentativa de roubo de dados, uso indevido de senhas de acesso para desvios de dinheiro e outras ações suspeitas podem ser filmadas em tempo real.


Leia também: Veja como cuidar da saúde mental no trabalho e entenda sua importância


Quais são os principais impactos da tecnologia para segurança do trabalho nas empresas?

Em ambientes de trabalho marcados por um alto índice de acidentes, é obrigatório para especialistas em segurança investirem em ferramentas que tornem o acompanhamento de estatísticas mais abrangente. Levantando dados precisos sobre acidentes, será possível identificar quais rotinas são menos seguras e investir em medidas mais efetivas de prevenção.


O acompanhamento de normas internas e o uso de materiais de segurança como os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) também passa a ser feito com mais qualidade. Sistemas digitais podem ser implementados para que a empresa consiga identificar quais profissionais atuam com os equipamentos certos, além de tornar a preparação para a troca desses materiais mais acertada.


Investir em tecnologia, como vimos, é investir em segurança. Ela tem um papel fundamental ao mapear os riscos, entregar números ao gestor e permitir que ele tome decisões baseadas nesses números. Além, claro, de otimizar diversos processos que têm como finalidade a segurança do colaborador e sua instrução para evitar riscos desnecessários. Ela torna a gestão mais eficiente, aumenta a segurança, melhora a imagem da empresa e a torna mais competitiva.


Se você ficou interessado em saber mais sobre os equipamentos disponíveis para auxiliar a sua instituição a implementar um sistema de segurança do trabalho mais efetivo, não deixe de nos procurar. Temos diversas opções que proporcionarão mais segurança à sua empresa. Gostou do nosso artigo? Não deixe de compartilhar com seus contatos nas redes sociais. Até a próxima.


23 visualizações

Taguatinga - Brasília\DF 

CNF 01 Lote 01 Loja 01

CEP: 72.125-515

IDEALINE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS