• idealineweb

Veja como cuidar da saúde mental no trabalho e entenda sua importância

Não podemos negar que o ritmo acelerado de trabalho dos dias atuais, somado aos prazos apertados, à competitividade do mercado e à necessidade de ter uma performance de alto desempenho são ingredientes que podem afetar negativamente o ambiente organizacional e a saúde mental no trabalho. Por isso, tão importante quanto incentivar a produtividade é cuidar da saúde mental no trabalho de todos os colaboradores, em todos os níveis de hierarquia. As cobranças sempre chegam e dar suporte aos profissionais da empresa é garantir que a equipe reagirá bem aos eventuais momentos de pressão.


Nem todos os colaboradores possuem estrutura psicológica forte para enfrentar os desafios que as instituições demandam na atualidade. Nesse sentido, promover a saúde mental no trabalho é sinônimo de prevenir problemas grandes no futuro. Neste artigo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre saúde mental no trabalho e toda sua importância. Continue lendo.


Você sabe exatamente o que é saúde mental no trabalho?


De acordo com o Sistema Único de Saúde, o famoso SUS, a saúde mental é um estado de bem-estar do ser humano, em que o indivíduo é capaz de usar de suas habilidades se recuperando do estresse do dia a dia e ser produtivo.

O equilíbrio emocional para lidar com problemas externos e internos e as vivências do dia a dia, junto com a capacidade de enfrentar suas próprias emoções e problemas com inteligência, fazem parte do que chamamos de saúde mental.


Sobre a saúde mental no trabalho, a Organização Mundial da Saúde diz que, um ambiente de trabalho que não é agradável para o trabalhador é um dos principais causadores e potencializadores de doenças físicas e mentais. Sem falar que depressão e ansiedade são as doenças mentais que mais atingem a população mundial, com mais de 300 milhões de casos no mundo. Os relatórios ainda apontam que tanto a depressão quanto a ansiedade serão as doenças mais incapacitantes até o ano de 2021.


Hoje percebe-se a existência de políticas de cuidado com a parte física em muitas organizações. Por exemplo, ginástica laboral, atendimento periódico por parte de massagistas e fisioterapeutas, grupos de corrida e tantas outras iniciativas que cuidam do físico são recorrentes. Por outro lado, quando o assunto é a saúde mental no trabalho, as instituições ainda estão no início do processo de aprendizado. Mas ter um programa de atendimento psicológico é uma forma de preservar a saúde dos colaboradores e evitar transtornos decorrentes de enfermidades que muitas vezes não são tão aparentes assim.


Leia também: 7 dicas de como aumentar a produtividade da empresa


Entenda por que a ansiedade e o Stress são os maiores causadores de danos à saúde mental no trabalho:


Segundo a Associação Internacional de Manejo do Estresse, pelo menos 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse. Fatores como manter-se sempre conectado à Internet, não separar números de telefone em pessoal e profissional e não ter uma rotina de horário correta acabam comprometendo às funções que o colaborador exercem na empresa, e aumentam significativamente o nível de estresse.


Já a ansiedade é causada pela superexposição ao estresse, também ao número excessivo de expectativas negativas. Pode ser manifestado com um alto índice do cortisol no sangue, que pode levar ao desenvolvimento de doenças, qualidade ruim de sono e outros transtornos. A falta da segurança no ambiente pode causar instabilidade e, consequentemente, estresse. A situação instável de um ambiente de trabalho pode levar o trabalhador à depressão, mais impactante em trabalhadores mais velhos.


Leia também: Diminuição de gastos com a Plataforma SAFETY


Como desenvolver a saúde mental junto aos colaboradores?

O trabalho está extremamente ligado às questões de transtorno mental. A maioria das pessoas passa boa parte do dia no emprego, por isso encontrar na empresa um ponto de apoio é fundamental para o bom desenvolvimento. Por isso, incluir no dia a dia da empresa ações que estimulem o autoconhecimento é uma ótima forma de desenvolver a saúde mental dos colaboradores e ajudar no processo de autoconhecimento. Afinal, ao reconhecer características individuais, como as qualidades e as limitações pessoais de cada um, faz com que a nossa inteligência emocional aumente resultando em um olhar mais acolhedor para o outro.

Existem ferramentas muito úteis e fáceis de serem aplicadas. Conheça:


Reserve um momento na semana para conversas em grupo, não necessariamente relacionadas ao trabalho. Esta atitude é uma forma eficiente de colocar as pessoas em contato e promover a troca de experiências.


Coloque um profissional do RH, de preferência um psicólogo, para mediar essas reuniões e fomentar o debate de questões que podem estar atrapalhando o relacionamento e o desempenho.


Permita também que os funcionários desenvolvam um projeto que venha ao encontro das causas com as quais eles se identificam. Afinal, mais do que um bom salário, os seus colaboradores também querem sentir que estão desempenhando uma atividade que realmente fará alguma diferença no mundo.

Quando o colaborador consegue aliar as crenças pessoais aos objetivos e valores da instituição, sua atuação ganha significado. O interessante é que o trabalho com propósito é um dos principais desejos apontados na hora de buscar um emprego. Incentive também a adoção de novos hábitos. Incluir uma atividade diferente na rotina fará com que o colaborador saia da zona de conforto e, ao dominar uma novidade, acredite mais no seu potencial e ganhe mais confiança. Tudo isso colabora, e muito, para a saúde mental no trabalho.


Leia também: Saúde preventiva nas empresas: qual a sua importância para gerar produtividade


Entendemos que cuidar da saúde mental no trabalho é essencial para mantermos a equipe produtiva e saudável. A saúde mental na sua empresa precisa ser uma prioridade quando falamos em gestão de pessoas. Cada vez mais será preciso implementar ações como as que trouxemos neste artigo para que a saúde mental no trabalho esteja garantida. O essencial é saber que distúrbios emocionais também podem ser prevenidos com um bom programa de saúde mental no trabalho. Fique atento.


Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até mais.

0 visualização

Taguatinga - Brasília\DF 

CNF 01 Lote 01 Loja 01

CEP: 72.125-515

IDEALINE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS